quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"COPA DO MUNDO " ATRASOS NAS OBRAS!

Aeroporto pinto martins

Restam apenas dois anos e sete meses para que a Copa do Mundo de 2014 se inicie e as cidades-sedes continuam correndo contra o tempo. Apesar do prazo apertado, cinco subsedes ainda nem deram início às obras que vão ampliar os aeroportos. Fortaleza é uma delas. Belo Horizonte, Manaus, Recife e Salvador completam a lista divulgada ontem, em Brasília, pelo Governo Federal, que realizou o primeiro balanço das ações do Brasil para a Copa 2014.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a licitação das obras que vão ampliar o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins deve sair até o fim deste mês. Se tudo correr como o previsto, as obras começarão ainda este ano e terminarão no fim de 2013. O projeto completo permitirá que o aeroporto receba cerca de 9 milhões de passageiros por ano.

Em reportagem do jornal O Povo, para 2014, apenas a primeira parte das obras deverá ser entregue. No ano da Copa, de acordo com um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o movimento previsto é de 7,4 milhões de passageiros por ano, mas a capacidade do Pinto Martins só deverá ser de 6 milhões por ano. A reforma prevê ainda a construção de seis novas pontes de embarque e a ampliação da área total de 33 mil metros quadrados para 133 mil metros quadrados. Em 2014, 117 mil metros quadrados já devem estar construídos.

Na quarta-feira (14), uma das alterações anunciadas no balanço foi em relação aos prazos para licitar e entregar as obras de mobilidade urbana. Antes, a ordem da Presidência da República era que qualquer obra que não estivesse licitada até o fim do ano sairia do planejamento da Copa e, portanto, perderia isenção fiscal. De acordo com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governo considera que as obras de mobilidade urbana estão “em estado de alerta”.

O ministro afirmou que o legado para população não é um dos “pilares essenciais” para a Copa e que não era “razoável” excluir obras que, apesar de não começarem até o fim do ano, têm prazo curto de execução e estarão prontas até a data limite de dezembro de 2013 – que ficou como a nova data de referência.

Em Fortaleza, dos sete projetos de mobilidade urbana previstos para o Mundial, apenas dois (Metrofor e Veículo Leve sobre Trilhos) já receberam aprovação da Caixa Econômica Federal para liberação de recursos. Os outros dois (obras nas avenidas Alberto Craveiro, Via Expressa, Raul Barbosa, Dedé Brasil e Paulino Rocha) ainda esperam a análise para iniciar obras no fim deste ano.

http://www.cnews.com.br/?p=125324

Nenhum comentário:

Postar um comentário