PROCISSÃO DO SENHOR MORTO
FOTOS DE ALGUNS PONTOS DE QUARTEIRÕES DE FORTALEZA
Foi ele que morreu para nos salvar”, explicou o pai ao garotinho de uns 4 anos de idade, ao se aproximarem do local onde estava a imagem do corpo de Cristo. O menino arregalou os olhos, ficou uns segundos pensando e perguntou: “E esse é o berço onde ele dorme?”, referindo-se ao andor. “É”, respondeu o pai, meio desajeitado. “Ah, então é aí que ele vive”, concluiu o garoto.
Nesse clima familiar, a Catedral Metropolitana de Fortaleza ficou lotada de fiéis na tarde de ontem. Eles acompanharam a celebração e morte do Senhor. Ela acontece todas as sextas-feiras da Paixão. Das crianças aos mais idosos, as famílias rezavam juntas, relembrando o sofrimento de Jesus antes da morte na cruz.
O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, explica que a história do sofrimento, morte e ressurreição de Cristo serve para reforçar a fé dos cristãos. “Porque quem crê nele, também ressuscitará”, enfatiza. Já quase ao pôr do sol, a imagem saiu às ruas do Centro para dar início à procissão do Senhor Morto, acompanhada por milhares de fiéis, que entoavam cânticos de louvor e orações.
A caminhada percorreu 18 quarteirões do Centro, percurso que só serviu para aumentar o ânimo da aposentada Maria Francisca da Conceição, 76, que acompanhou todo o cortejo. “Só deixei de participar (da procissão) uma vez, porque estava doente”, afirma. O marido dela, o aposentado Valquídes de Oliveira, 65, diz que “Jesus deixa uma mensagem de amor ao próximo”.
Para algumas pessoas, recordar o calvário de Jesus é motivo de profunda tristeza. “Eu sempre choro (durante a celebração), pois vem o remorso de que ele morreu por nós. É muita emoção”, conta a dona de casa Terezinha Fernandes, 53. Segundo ela, já foram tantas as procissões acompanhadas que até já perdeu as contas.
A procissão passou por trás da Catedral e seguiu pela rua Rufino de Alencar até a avenida Dom Manuel. Os fiéis caminharam pela via até a rua Costa Barros, por onde continuaram até chegar a rua Conde D’eu, retornando à Igreja da Sé.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/04/07/noticiasjornalfortaleza,2816378/milhares-de-fieis-acompanham-procissao-no-centro.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário