Ponto Turístico De Maranguape!

MUSEU HISTÓRICO E ANTROPOLÓGICO DE MARANGUAPE

PONTOS TURÍSTICOS DE MARANGUAPE!



Sociedade Artística Maranguapense





Encontra-se instalado desde 2004 na antiga cadeia publica, construída no século XIX.o acervo guarda documentos,fotografias e objetos relacionados á historia do município,destacando-se peças pessoais dos lideres políticos,a primeira central telefônica da cidade,a antiga prensa da Empresa de correios e telégrafos,e as roupas eclesiais usadas pelos sacerdotes na celebração do centenário da igreja matriz.



Solar Bonifácio Câmara






O Solar Bonifácio Câmara foi construído pela Família Correia na segunda metade do Século XIX, quando o café era o carro chefe da economia de Maranguape. Vindo do arquipélago de Açores em Portugal em 1837, João Correia Martins mandou construir o sobrado, cujas obras demoraram cinco anos para ser concluídas. Influenciado pela arquitetura portuguesa, o prédio foi edificado para abrigar dois usos: em cima, a residência da família e embaixo ponto de comércio. O sobrado pertenceu por quatro gerações à Família Bonifácio Câmara. Atualmente, o Solar Bonifácio Câmara é um bem do Patrimônio Histórico Municipal e é sede da Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu com um acervo de aproximadamente 15.000 exemplares, sala de exposições, videoconferência, pesquisa via internet, brinquedoteca e cursos extracurriculares para crianças e adolescentes.



Casa de Cultura Capistrano de Abreu






Construído na primeira metade do século XIX, foi a residência do décimo Prefeito de Maranguape, Dr. João Bezerra, em seguida abrigou a Escola Técnica de Contabilidade e a Escola Particular São José. O prédio foi restaurado em 2002 com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, através do Programa de Apoio as Reformas Sociais para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes – PROARES, na finalidade de funcionar como Núcleo de Arte, Educação e Cultura – NAEC, em parceria coma Prefeitura Municipal. Hoje funciona como a Casa de Cultura Capistrano de Abreu e a sede administrativa da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PONTOS DE LAZER DE MARANGUAPE!





Passeios e gastronomia no Complexo Y-park
O visitante que procura tranqüilidade encontra atrações de gastronomia e lazer diversificados. Aos fins de semana e feriados, o restaurante do Y-Park oferece cardápio variado com pratos típicos, como baião de dois, paçoca e carneiro, feitos especialmente com o tempero do Ceará. A famosa tapioca e os doces de frutas regionais podem ser encontrados na bodega do Zé Leite, criada em homenagem ao idealizador do Museu da Cachaça. Sua decoração temática faz alusão às típicas vendas da região e levam nossa imaginação a um cenário da década de 20. Passeando pelas terras do antigo sítio Ypióca, que abriga o Y-Park, é possível assistir a uma demonstração do processo de fabricação da cachaça em alambique de cobre, seguida de degustação. Neste mesmo espaço, chamado Casa de Engenho, também são preparados o puxa-puxa, o alfenim (massa branca de açúcar). Mais informações: 85 3341.0407 / 3341.3452













O casarão erguido pelo patriarca Dário Telles de Menezes, entre 1851 e 1854, atualmente abriga o Museu da Cachaça. No passado, a propriedade sediou a primeira unidade industrial da Ypióca e atualmente reúne um completo acervo de mapas, documentos, fotos e filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo. O museu recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e é reconhecido como uma das principais atrações do turismo em Fortaleza.  A história da família Telles começa a ser contada a partir da chegada de Dário Telles de Menezes a Fortaleza, em 1843. Vindo de Lisboa, Portugal, Dário trouxe em sua bagagem um pequeno alambique de cerâmica e a experiência na fabricação de aguardente. Cada geração da família ganhou espaço em murais e galerias. O espaço é composto por ambientes que reconstituem situações de época com movimentos acionados por sensores. A cozinha do casarão foi preservada, com utensílios originais, como o fogão à lenha. Um canavial – localizado no centro do museu (com iluminação natural), faz a ligação entre a história contada em documentos, em maquetes e nos cenários. O museu faz homenagem aos escravos na saga da cana-de-açúcar com dois bonecos de resina em tamanho natural, encenando o trabalho na moenda e a produção artesanal da cachaça do século passado. No salão dedicado à linha de produção, encontra-se a simulação de todo o processo de fabricação artesanal da cachaça, desde a moagem, passando pela fermentação, destilação, envasamento e aplicação de rótulos. Em seguida, o visitante faz um passeio por cerca de 40 metros entre tonéis de madeira de bálsamo, com até quatro metros de altura, que armazenam cachaça envelhecida por um período de até 42 anos. Neste percurso é possível sentir o aroma da bebida. A próxima atração é um tonel de cinco metros de altura, que funciona como passagem para o bar temático. Dentro dele, o visitante pode assistir a vários comerciais dos produtos Ypióca para a televisão. Antes de sair do museu, encontram-se o bar, com mobiliário e música ambiente da década de 30, clima ideal para a degustação de bebidas fabricadas pela Ypíóca. Na loja, o visitante pode adquirir vários produtos, a exemplo da Ypióca 160, a primeira cachaça adicionada de malte no mundo.


                                                                                                                                                                   
CASCATINHA CLUBE DE SERRA
                                                                                                                                                                  



O Cascatinha dispõe de variadas opções para uma agradável estadia.
Além dos tradicionais Chalés e apartamentos mobiliados, agora o Cascatinha conta com o conforto e tranquilidade da Pousada MultClub, anexa ao complexo.
São ao todo: 10 chalés, 04 apartamentos na área interna do clube e 07 apartamentos na Pousada.
Todos os apartamentos dispõem de Televisão, Ventilador, Geladeira e Fogão. Os chalés dispõem de chuveiro elétrico e utensílios de cozinha.
Diárias com desconto para os associados.
Central de Reservas - (85) 3341-0734 ou pelo e-mail reservas@cascatinha.tur.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário