quarta-feira, 14 de março de 2012

SERTÃO-CENTRAL :RECICLAGEM DE LIXO EM TROCA DE BÔNUS GANHA IMPULSO NO INTERIOR E JA CHEGOU EM QUIXADÁ,VEJA A INTEGRA!


Clique para Ampliar
No galpão do Recicla Nordeste, em Quixadá, sete trabalhadores são encarregados de separar todo o material que é coletado na região para envio a Fortaleza
FOTOS: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
A dona de casa Lúcia Vera Colares de Lima é uma das cerca de cem pessoas cadastradas pelo Ecoelce na cidade de Barreira, no Maciço do Baturité, que recicla o lixo para trocá-lo por bônus na conta de energia
A adesão ao programa pode ser feita a qualquer tempo, nos postos credenciados, pelos titulares da fatura
Para muitas famílias que residem no Interior do Estado, a reciclagem de lixo já não é mais novidade. Aos poucos, o incremento dessa prática para reforçar o orçamento doméstico e pagar a conta de energia, o que vem sendo adotado por moradores de várias cidades como Quixadá, na região do Sertão Central, e Barreira, no Maciço do Baturité, vem tomando impulso.

Há três meses, a cidade de Barreira, distante 72 quilômetros de Fortaleza vem usufruindo do programa. "Antes, jogava todo tipo de resíduo no lixo. Hoje, faço a reciclagem, deixo a cidade mais limpa e ainda ganho algum dinheiro, já que recebo bônus que servem para pagar a minha conta de energia", explica a dona de casa Maria das Graças do Nascimento, uma das mais de cem pessoas que já aderiram ao Ecoelce.

O secretário de Meio Ambiente de Barreira, José Iramilson Costa Pereira, explica que a iniciativa permite um ganho social e ambiental, evitando que todo esse material fosse parar no lixão. "Estamos ainda no período experimental, indo de casa em casa, fazendo a programação boca a boca".

A previsão da Prefeitura é de que sejam coletadas cinco toneladas por mês. No fim do ano, ao invés de gastos, serão economizados cerca de R$ 20 mil que antes eram destinados ao pagamento da coleta de lixo tradicional. A empolgação em torno do projeto é tamanha que foi criada uma cooperativa de catadores e de jovens comprometidos com a causa em defesa do meio ambiente. A Prefeitura recolhe também óleo de cozinha usado, que é utilizado na fabricação de sabão, e a poda de árvore, para a produção de briquetes.

Em Quixadá, cidade localizada a 167 quilômetros de Fortaleza, funciona desde o ano de 2008 um dos postos mais atuantes da campanha. Localizado no prédio do Recicla Nordeste, recebe resíduos não só da Terra dos Monólitos, como também de outras cidades como Banabuiú, Choró e Ibaretama.

Um calendário estabelecido facilita a coleta nos distritos. Os moradores já sabem o dia em que o caminhão da Ecoelce ficará à disposição deles. A Prefeitura, por seu lado, faz o recolhimento do material nas casas e o entrega no caminhão. José Edilson Garcia, responsável pelo programa na região, revela que o distrito de Campo Novo é o campeão de adesão ao projeto. "Cerca de 30% dos participantes têm a conta de energia zerada ao fim de cada mês". A dona de casa Lúcia Vera Colares de Lima é uma das que deixou de se preocupar com o pagamento da conta no fim do mês. "Trago o material bem cedo. Já estou acostumada com essa prática. O desconto pode não ser grande coisa, mas dá para a gente usar a economia com outras despesas". 



http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1114920

Nenhum comentário:

Postar um comentário