quinta-feira, 5 de abril de 2012

CAPITAL CE : FIEIS REALIZAM VIA-SACRA NO CENTRO DA CAPITAL,VEJA A INTEGRA!


Clique para Ampliar
Várias pastorais e organismos da Arquidiocese de Fortaleza participaram do evento da Semana Santa que discutiu problemas sociais
FOTO: KIKO SILVA

















O momento de fé foi uma oportunidade para mostrar a situação e o sofrimento de pessoas excluídas socialmente

Alguma das principais ruas do Centro da Cidade receberam, na tarde de ontem, fiéis de diversas pastorais e organismos da Arquidiocese de Fortaleza que realizaram a encenação da Via-Sacra, caminho sagrado percorrido por Jesus Cristo em seus momentos finais de vida. A atividade faz parte das ações religiosas promovidas nesta Semana Santa.

O objetivo da peregrinação não se restringiu apenas à recordar a caminhada e o sofrimento de Cristo. Na oportunidade, pessoas menos favorecidas e consideradas marginalizadas foram bastante lembradas e os problemas sociais discutidos.

Miguel Brandão, secretário de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, explica que a realização da Via-Sacra é um ato religioso no qual o sofrimento de Cristo é lembrado junto com aqueles que hoje também passam por momentos de muita dificuldade, como os catadores de lixo e os moradores de rua. "Essas pessoas sofridas são a imagem de Cristo hoje. Precisamos mostrar à população que elas existem e precisam de solidariedade".

Sensibilização
A costureira e membro da Pastoral da Criança Lúcia Braga foi uma das dezenas de fiéis que participaram da peregrinação. Para ela, a iniciativa poderia ser mais construtiva se a sociedade fosse mais sensível, principalmente às causas sociais.

"Esses momentos são muito importantes. Falamos de Jesus Cristo ao mesmo tempo que clamamos por melhorias na vida do próximo que tanto sofre em diversos setores sociais, como na assistência à saúde pública".

Padre Lino Allegri, membro da Pastoral do Povo da Rua, enfatiza que a importância desta ação está na propagação da fé e esperança. "Queremos mostrar que, assim como Jesus foi capaz de vencer os seus sofrimentos, essas pessoas excluídas socialmente também podem enfrentar as suas dificuldades". Conforme o religioso, a Via-Sacra serve para destacar que o sofrimento vivido por Jesus ainda continua.

"Estamos na Semana Santa, um momento de reflexão sobre o que Jesus nos ensinou com as suas palavras e atitudes e devemos levar isso conosco sempre".

A programação da Semana Santa continua, hoje, com a Missa dos Olhos, às 8h, na Catedral Metropolitana, e a Missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés, às 18h30. Na sexta-feira, às 15h, ocorre a celebração da paixão do Senhor. No sábado de Aleluia, haverá Vigília Pascal, às 20h, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi. Já no domingo da Páscoa, serão realizadas missas na Catedral às 10h, 12h e 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário