ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM (CARIÚS)
Estudantes, agricultores e donas de casa se transformam em atores e figurantes para apresentar a Via Sacra, amanhã, a partir das 17 horas, no Sítio Canabrava, zona rural deste Município. Há dois meses que a equipe vem realizando ensaios. É um ato de fé e de emoção no sertão cearense para rememorar a paixão e morte de Jesus Cristo. O espetáculo ao ar livre deve atrair centenas de moradores.
Pelo sexto ano consecutivo, a Via Sacra será apresentada. O projeto começou a partir de um estudo do Grupo de Teatro Amador do Sítio Muquém (TAM) do Instituto Mandacaru, uma ONG de combate à exclusão social. Em 2009, o espetáculo foi apresentado na sede do Município e contou com a participação de estudantes da cidade.
A Via Sacra será uma novidade no Sítio Canabrava. “Gostei da ideia porque assim temos condições de levar o espetáculo para outras comunidades, envolvendo a cada ano novos atores e público diverso”, disse a diretora do Instituto Mandacaru, Angélica Sales. O espetáculo começa com a Santa Ceia e haverá também o lava-pés relembrando o gesto de Jesus que lavou os pés dos apóstolos em sinal de humildade e de serviço ao próximo. Depois, serão retratados o julgamento e a condenação de Cristo. A Via Sacra terá 14 estações, concluindo o ato cênico na ressurreição.
Angélica Sales acredita que a exemplo dos anos anteriores, atores e plateia vão se emocionar. “Muitos choraram ao ver Jesus ser chicoteado e chutado pelos soldados”.
O espetáculo atrai moradores da cidade e dos sítios próximos. “Foi uma ideia que deu certo e que está se espalhando porque cada comunidade quer também”, disse a presidente do Instituto Mandacaru.
Nas três últimas semanas, os ensaios foram intensificados. Agricultores, estudantes e donas de casas estiveram empenhados no ato. Na apresentação, os atores e figurantes contam com o apoio de um carro de som e de um locutor que faz a narrativa gravada da Via Sacra. Placas conduzidas por adolescentes indicam as estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário